segunda-feira, 9 de maio de 2011

Boa carga

Preparem-se os campos para a sementeira, logo logo vem a colheita!
Há uns anos atrás o cavalo, o burro ou a junta de bois eram os animais de suporte e de apoio à nossa agricultura . Os bichos eram medidos  pela capacidade de puxar o mais alto e mais pesado. Não importava ser grande. Antes ser musculado! Chamava-lhe eles "animal puxado".
Que saudades do fim da tarde... sentiamos  o chiar dos carros a regressar dos campos. Estes veículos artesanais de rodas maciças com dois buracos como olhos de bêbado, moldados pelo Sr. Mário Fernandes ou pelo Sr. Álvaro Ferreira, ou mesmo pelo Sr. António Figueiredo faziam uma sinfonia que alegrava as familias com a colheita do dia.
Que correria atrás do carro. Eh boi eh... E de caminho sentiamos o toque das pedras, a seguir prensadas pelos aros, chegavam mesmo a fazer lume. Ao longo do percurso os rodados riscavam o chão.
Chó. Descança aí que esta subida é grande. Aperta o selim.
Mais um esforço, Arre...já está quase garrano!
A mulher da casa essa esperava ansiosa pelo ranger do cocão e do chumaço no eixe.
Eram gemidos doces. Sinal que já podia meter as batatas no pote!
Chegados à casa toca a descarregar.
O dia ainda não estava findo.
Há que soltar os arreios.
Lena leva a boneca a beber à fonte da calçada.
Zé vai dar de comer aos bois.
Vinde que o jantar está pronto! Gritava a mãe.
E, a família reunia mais uma vez em volta da mesa.


Aqui temos o Zé Luis Pinto e sua irmã Lena

4 comentários:

  1. Conseguiram mesmo fazer-nos sentir esse tempo.
    Simplesmente fantástico...

    ResponderEliminar
  2. momentos de grande luta, a preparaçao dos terrenos para a sementeira quando era feita com animais. mas o tempo muda ,e a decada dos animais terminou, agora existem maquinas para tudo mas a luta continua. na foto sou eu e a minha irma lena.

    ResponderEliminar
  3. Pedimos desculpa! Pois são ambas parecidas.

    ResponderEliminar
  4. Nao ha porque pedir desculpa! pelo contrario nos temos que dizer.OBRIGADA por recordarmos eses momentos. Trabanhozos, mas ALEGRES!!! Ze luis tens toda a razao! es tu e eu mas esqueceste a nossa (Carrica) que era manhoza como o diaxo,quando lhe dava para fastar para tras huuuuu!!!! nunca mais parava!! as vezes ficavamos bem zangados,mas recordando agora ate da para rir.Como estranho e tenho saudades desas corridinhas que dava nessa (carrica)pela calcada asima,era 100 ha hora!!!!

    Um grande abraco para toda a vossa equipa

    ResponderEliminar