quarta-feira, 2 de maio de 2012

Toponímia na freguesia-informação


JUNTA DE FREGUESIA DE VILELA DO TÂMEGA

CONCELHO DE CHAVES

INFORMAÇÃO



Como sabem a morada do cidadão constitui um elo indispensável de comunicação física.

Entende o Executivo da Freguesia de Vilela do Tâmega que este é um passo importante na organização do nosso espaço e de qualidade estruturante desta freguesia. Só assim permitirá aos nossos fregueses um endereço postal físico, que corresponda ao local de residência onde este se tem por domiciliado para efeitos de comunicação, em particular, com os serviços de identificação civil, serviços fiscais, serviços judiciais, serviços de saúde e os serviços da segurança social, entre outros.

Para isso temos que proceder à alteração da toponímia, exigindo de todos compreensão e esforço de mudança. Pois quanto mais rápido aceitarmos a integração global das novas moradas mais rápido e eficiente será o serviço, provocando danos menores.

Numa primeira fase foram atribuídos nomes de ruas e encontramo-nos agora na atribuição de números de porta.

Como compreenderão, ainda que se tenha em conta, manter o máximo de “números de porta” possíveis, a completa anarquia e discricionariedade de numerações fixadas na porta de residência de cada fogo, não permite organizar o espaço sem substanciais alterações.

Assim no seguimento da qualificação desta toponímia, foi colocado um autocolante provisório, com as novas numerações, para assim permitir aos cidadãos uma mudança mais tranquila e informada.

A Junta de Freguesia irá agora colocar os números brasonados completamente gratuitos a condizer com as placas de rua e mantém-se aberta a qualquer esclarecimento e reclamação, informando desde já que irá disponibilizar atestados gratuitos de mudanças de morada para quem os requerer.


O PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA

4 comentários:

  1. Paulo, sabes dizer-me se a Rua dos Passos sofreu alguma mudança em relação aos números de porta?

    ResponderEliminar
  2. mas o melhor mesmo e ver em concreto a casa a que te referes

    ResponderEliminar