sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Também vou participar"

Como sabem este blogue é dedicado a todos os que têm ligações ou afinidades a esta freguesia e que pretendam de uma forma mais ou menos ativa participar na construção das estórias que compõem o nosso sítio e que desta forma comum nos une como família, amigos, vizinhos ou conterrâneos.
Temos notado que a maior parte das pessoas que visitam este blogue são residentes fora da freguesia. Muitos deles mesmo residentes no estrangeiro! Pois são precisamente estes não residentes da freguesia que julgamos por comportamento natural sentirem maior saudade das gentes, nostalgia da terra e, muitas vezes esperarem por noticias novas ou melhor dizendo por mensagens novas.
Não é fácil a esta equipa arranjar material bastante, nem dinâmica que satisfaça as necessidades das gentes de hoje, para mais, quando têm um mundo na mão com apenas um clique. Bem desejaríamos ser mais dinâmicos, mas não é possível, até porque também temos todos nós, vidas para atender.
Era tão bom ver mais gente, residentes aqui ou fora a participar e a enviar material para que assim possamos todos comungar do mesmo espírito de convívio que nos leva a fazer a visita a este sítio.
Recordamos que temos mesmo muitas visitas! Muito mais do que o esperado!
Já repararam que a fotografia é poderosíssima! A fotografia de gente em grupo é muito mais! Muitas vezes o fato de a contemplarmos sós longe dos nossos antepassados e distantes dos nossos familiares dá-nos um horizonte distinto, mais aberto à interiorização pessoal. Isto aumenta o nosso grau de gostos e ideias em relação aos demais. Cremos ser difícil passar a mensagem. Mas também cremos ser maioritariamente atendível.
Pois bem gostaríamos desta vossa abertura para a participação.
Façamos este esforço e digam a vocês mesmo "também vou participar"... Mostre a sua família, os seus amigos, a sua terra, o seu lugar. A nossa também é a vossa. A vossa também é nossa. Este é o espírito.
Estamos certos que todos vocês terão fotografias guardadas, antigas ou recentes, onde está sempre alguém retratado aí ao seu lado ou no outro lado do mundo, mas, ainda que distantes, se mantêm ligados por este condão que é a nossa terra.
Devemos ultrapassar esta interdição social ou cultural implícita de nos apresentarmos aos outros, de abordar determinado assunto ou de adoptar determinado comportamento.

Participando… todos vamos ficar a ganhar.
Estamos cientes.

1 comentário:

  1. Penso que seria mais interessante, colocar mais notícias sobre o que vai acontecendo na freguesia e não colocar tantas fotos de cariz pessoal.

    ResponderEliminar