terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O brasão da Freguesia


Finalmente veio aprovado o brasão da freguesia, a bandeira e o selo branco!

A Junta de Freguesia propôs logo nos finais do ano de 2009 criar um brasão, que não é mais do que um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar a nossa freguesia mas, sobretudo que fosse também facilmente identificável pelas nossas gentes até porque ficará para sempre.

Como sabem é muito difícil conciliar as escolhas pessoais e as consuetudinárias com as opções técnicas e de rigor heráldico.

Ainda assim para que o nosso brasão fosse o mais completo possível, houve a preocupação de contemplar no brasão quatro elementos fundamentais:

 Elemento Natural: o rio Tâmega, que dá o nome à freguesia
 Elemento Religioso: coroa de Nª Sª da Assunção, a padroeira
 Elemento Económico: vaso resineiro, por ser uma extracção antiga e que permanece
 Elemento Histórico: luta fratricida entre os Absolutistas e os Miguelistas que foi travada na encosta de Redial

Daí os elementos desenhados

A faixa azul com burela em prata representando o rio; coroa representando a Nª Srª da Assunção; dois circulos com as cores dos Absolutistas de um lado e dos Miguelistas do outro; e por último o vaso resineiro.
 Depois de vários estudos, resultou do projecto inicial, cuja maqueta abaixo apresentamos e, segundo a análise da empresa especializada no ramo, entendia ser este o brasão heraldicamente correcto.

Porém este projecto seguiu em Janeiro de 2010 e não foi aprovado!
A comissão de heráldica aprovou um brasão em Outubro desse ano, com o seguinte parecer


Adiantando, ficaria assim


Não concordando de todo com a faixa azul, que nem sequer permitia a visualização do rio Tâmega, fonte do nome da nossa freguesia, a Junta de Freguesia sabendo dos entraves da comissão de heráldica à mudança do símbolo, veio propor que fosse acrescentada ao menos a burela em prata





Voltou  a vir o parecer em Janeiro de 2011 mantendo a decisão


Numa nova insistência em Maio de 2011 voltou a solicitar pelo menos a consagração da faixa azul com uma burela em prata para representar  o rio Tâmega, por considerar fundamental

Estranho foi quando em Novembro de 2011 veio uma nova decisão, a aceitar a introdução do solicitado mas, a mudar completamente o sentido da bandeira,agora esquartejada fixada em cores ouro e vermelho, quando antes tinha sido decidido azul.
Adiantando,




Por uma questão de custos, tempo de aprovação e de excesso de burocracia, foi aprovado este projecto da comissão  de heráldica em Assembleia de Freguesia em Dezembro de 2011.

Ficou também definido selo branco da freguesia


Proceder-se-á agora a finalização do procedimento com a publicação em Diario da República, que esperamos durante o mês de Janeiro ou mesmo de Fevereiro.
Ficamos aguardar!...



8 comentários:

  1. É muito bom verificar esse interesse constante da Junta em lutar pelo progresso da freguesia, sempre com iniciativas e ideias novas. Foi pena efectivamente nao ter o azul de fundo mas mesmo assim ficou muito bonito tanto o brasao como o selo. Mais uma vez parabéns ! Lina

    ResponderEliminar
  2. dois anos para legalizar...próprio do nosso país

    ResponderEliminar
  3. PARABÉNS ESTÁ MUITO BOM.Para quem trabalha o resultado chega sempre, pode demorar mas,chega.VILELA COM BRASÃO. Belita

    ResponderEliminar
  4. É o notória a progressão da nossa Freguesia nos últimos anos, quando menos se espera surge uma actividade ou um brasão e selo novo. Congratulo quem lutou por isso, porque de facto é uma mais valia, ter algo com história, algo que identifique o passado e o presente da nossa Freguesia.
    Continuem a surpreender, e já agora, que o Clube eleito à pouco tempo prepare actividades, junte a aldeia e a ponha a mexer que está a ficar muito parada!
    De lamentar a burocracia irrisória deste nosso Portugal.

    ResponderEliminar
  5. Gosto bastante do brasão, e ficaria melhor no tom azul, mas paciência.
    Já agora gostava de saber se a flor tem algum significado...

    Ana Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A figura da Rosa Heráldica no Brasão simboliza a agricultura e a ruralidade da freguesia.
      Enquanto significado a Rosa Heráldica determina a beleza, honra, nobreza, mérito conhecido, constância e arrojo, associado a todos os elementos supra descritos.

      Eliminar
    2. Há um aspecto curioso desta decisão tomada pelo órgão, que a por regra obedece a estudos e debates. Ter entendido deixar uma rosa botonada de sete pétalas, quando o habitual são cinco.
      Mas sinceramente, não foi dada qualquer explicação. Entendemos nós o número de pétalas ter haver com os significados.

      Eliminar
    3. obrigada!!! :)
      Esclarecida...
      Ana

      Eliminar