terça-feira, 30 de agosto de 2011

Uma questão de cidadania

Há que preservar o que é nosso...
È incrível a quantidade lixo que se vê espalhada pelos caminhos da nossa aldeia. Num passeio entre o centro da aldeia até á Serra da Cruz é impressionante a quantidade de lixo que se vê espalhada, não são uns meros papéis de um rebuçado ou um guardanapo, ou um copo de iogurte, mas sim grandes caixas de electrodomésticos, esferovite, entulho de obras, garrafões, vidros, lixo doméstico, enfim uma enorme variedade de resíduos.
O lixo não foi parar lá sozinho, alguém o teve de levar, em vez de o ter deitado no chão no meio do monte, ou na berma de um caminho, não era mais fácil tê-lo depositado num caixote do lixo? Até já tinham tido o trabalho de o ter carregado no seu veículo , e o trajecto até aos caixotes é bem melhor, não tem buracos, nem pedras a incomodar.
A grande maioria desse lixo, não é biodegradável, não desaparece com o tempo, e fica por muitos e longos anos, e representa um grande perigo, pois pode ser o inicio de um grande incêndio, como não nos podemos lembrar só de Santa Bárbara quando troveja, temos de ganhar consciência ambiental e deixar esses maus hábitos que é deitar o lixo fora, pela janela dos automóveis quando vamos na estrada, deitar lixo ao chão só porque no momento em que comemos uma pastilha, não temos um caixote ali ao pé para colocarmos  o papel, em vez de o guardarmos no bolso. Não deitar lixo no chão é uma questão de respeito (que é ser educado e correcto). É respeitar o Ambiente, que é tudo o que nos rodeia, e respeitar as outras pessoas.
Como cidadãos conscientes, temos de começar a exercer o papel de polícias e sempre que virmos alguém despejar resíduos fora dos locais apropriados, repreender essas pessoas, e informar as autoridades competentes, bem como os representantes da junta de freguesia, para que essas pessoas possam ser responsabilizadas pelos seus actos.








6 comentários:

  1. QUE TRISTEZA NO TEMPO QUE ESTAMOS PENSEI QUE A GENTE FOSSE MAIS CEVELIZADA UMA ALDEIA TÃO LINDA

    ResponderEliminar
  2. Pretedemos organizar um dia para a recolha deste lixo. Tal como já o fizemos ano passado na estrada velha, onde houve bastante adesão das pessoas locais. VILELA DO TÂMEGA MAIS LIMPA. Oportunamente vamos marcar, talvez um sábado ou domingo para depois das vindimas. Iremos divulgar o evento esperando a participação de todos vós. Paulo da Cunha.

    ResponderEliminar
  3. Para o anónimo, gostaria de dizer que eu tambem pensei que no tempo em que estamos houvesse mais cultura pois a palavra "cevelizada" não aparece em nenhum dicionário da língua portuguesa. Para o Sr. Paulo Cunha gostaria de dizer que seria bom que fosse feita recolha do lixo em toda a freguesia e não apenas em Vilela do Tâmega.

    ResponderEliminar
  4. Para o último anónimo, gostaria de dizer que a cultura também se mede pelo grau de respeito e tolerância que temos pelos outros, ainda que não pudessem frequentar a mesma escola que andou. A politica do blogue é manter a originalidade na versão e escrita dos comentários, até porque o nosso público alvo são mesmo as gentes da terra, tal como elas são, na simplicidade, sem apontar o dedo. Fechado no anonimato, sinto dificuldade em expressar a minha opinião com a delicadeza que merece, mas devo dizer-lhe que o que menos pretendemos aqui é ferir suscetibilidades! Compreenderá que pode não ser agradável a sua abordagem ao anónimo que colaborou com este blogue. E, compreenderá também que se os interlocutores deste blogue alterarem a sua mensagem, mesmo sem erros, mas corrigindo com base no acordo ortográfico que entrou hoje em vigor nas nossas escolas, não irá gostar do mesmo modo. Maxime "HERRAR É UMANO"
    Quanto ao seu pedido em relação à recolha de lixo, informo que tenho induzido e participado em imensas campanhas de limpeza nesta freguesia e, ainda há bem pouco tempo foram recolhidos dois reboques de tractores cheios de lixo provenientes do rio e da entrada de Moure, no cruzamento junto à estrada. Inclusive foram apresentadas queixas na GNR contra os infractores. Também em Redial foram recolhidos materiais da lixeira ao ar livre que ali criaram em tempos. Estas campanhas não foram aqui divulgadas, porque se presume um blogue despido da politica e aberto à opinião dos leitores. Para que não se confunda Junta de Freguesia com Freguesia. No entanto devo ainda sublinhar, que o meu comentário saiu depois de verificar a situação em concreto, cuja preocupação é evidente. Se não recolhermos de imediato, logo logo é uma lixeira incontrolável!... É assim a minha posição enquanto cidadão e é nesta qualidade que me expresso. Defender o ambiente em toda a freguesia! Referi Vilela do Tâmega, porque no início do meu parágrafo está expresso "organizar um dia para a recolha deste lixo" e ao que parece, pelas pessoas que fizeram esta recolha fotográfica, é mesmo em Vilela do Tâmega, apesar de quando eu expresso Vilela, porque é a freguesia, refiro-me sempre a todas as aldeias com a isenção que me é reconhecida. Paulo da Cunha

    ResponderEliminar
  5. Peço imensa desculpa mas acho que tenho toda a legítimidade de ter a minha opinião, se o primeiro comentador se indigna com a falta de "civismo" dos residentes de Vilela, eu indigno-me com os erros ortográficos graves, que são usados para criticar e denegrir as outras pessoas. Se estou errado ou não, não sei, mas é a minha opinião e acho que deve ser respeitada. Penso que a originalidade que refere, se deveria ver espelhada na multiplicidade de pensamentos divergentes e diversificados, ou a originalidade será reprimir pensamentos e opiniões só porque não lhe agradam? Falou tambem no facto de não apontar o dedo, mas se reparar este é um artigo em que se aponta o dedo e esse anónimo aponta o dedo de tal maneira que até rotula os residentes da aldeia como sendo "não civilizados", não sei onde vive esse senhor, mas penso que a culpa desta situação é um pouco de todos nós, pois se esse senhor é assim tão civilizado porque não foi recolher o lixo que os outros deitaram fora?. Esta é a minha opinião, e vivendo num país livre e democrático sinto que tenho toda a liberdade para a exprimir. Caso o senhor entenda que não é conveniente ou ofensiva, simplesmente não a aprove e não aparecerá para ser lida. E até lhe digo mais, seria muito saudável para este blog, existir um fórum em que as pessoas pudessem escrever os seus comentários expressando as suas opiniões de forma livre e directa, sobre os assuntos que bem entendessem, penso que o blog teria muito a ganhar com isso pois é algo comum á maioria dos blogs da internet. Para terminar peço desculpa se feri "susceptibilidades" mas também não achei correcto a forma parcial como respondeu ao comentário que reflecte a minha opinião e o meu pensamento.

    ResponderEliminar
  6. Não tem que pedir desculpa! Creio ser um blog livre e aberto à opinião. Daí o meu, o seu e o outro comentário estarem publicados. Obrigado de qualquer modo pela sua contribuição. Quanto ao forum parece-me boa ideia! Gostariamos é que as pessoas participassem mais. Paulo da Cunha

    ResponderEliminar