terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ao telefone com o Sr. Padre Silva

Conforme prometido, depois de afincadas buscas, hoje consegui falar ao telefone com o Sr. Padre Silva, mais conhecido nos EUA como Sr. Padre Ferreira.
Encontra-se de férias, na casa de uma prima, "Marta",  em Miami.
Gostei imenso de ter chegado a falas com o S. Padre e devo dizer-vos que fiquei deveras impressionado com o saudosismo demonstrado pela nossa terra, por toda a paróquia, mas sobretudo pelas gentes. Recordava imensas pessoas. Parecia que  não se queria esquecer de ninguém! Chegou mesmo a emocionar-se enquanto me falava de algumas dessas pessoas, que vinham sendo trazidas à  conversa por ele mesmo e, que a cuidados meus, também ía sabendo que já tinham falecido. Pela  boa alma que demonstrou ter, estou certo,  que perdoar-me-á esta inconfidência.
Mas, adiante!
Agora está para fazer 80 anos. Pensa vir a Portugal qualquer dia. Foi convidado a vir visitar-nos. Pareceu suspirar... e, aceitou imediatamente o convite!
Resumindo a sua história de vida com a promessa de um dia nos escrever e enviar umas fotos, foi ditando:
Saiu desta terra com as melhores impressões.
Esteve a  maior parte do tempo a exercer o sacerdócio em Cambridge, perto de Boston, EUA e, ali no desempenho da sua missão, durante longos anos,  trabalhou imenso para fazer uma grande obra que hoje está ao serviço dos fiéis. A igreja de Santo António.

Neste período, foi  ainda 4 anos para Lowell, Massachusetts, mais a norte.
Esteve também a exercer o sacerdócio em Peabody, Massachusetts, onde também ali trabalhou com a comunidade local e contribuiu para que ali se construísse a Igreja de Nª Sª de Fátima.
Esteve sempre ligado às comunidades Portuguesas.
Voltou a Cambridge, onde se reformou à cerca de 10 anos. Embora ainda continue a trabalhar como sacerdote.
Mandou cumprimentos a todas as pessoas desta paróquia, com uma especial atenção para os mais velhos que com ele acompanharam.
Paulo da Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário