segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Em defesa do Tribunal de Chaves

Também agora o Tribunal vai para Vila Real!...
As populações voltam a perder  serviços. Continuamos a pagar a fatura da interioridade.
Quem irá suportar os custos de deslocação  das partes, testemunhas, peritos, advogados e outros para Vila Real.
Claro está, mais uma vez as populações que recorrem aos tribunais para defender os seus direitos. E ninguém pode afirmar que está livre desta possibilidade.
Temos uma manifestação quarta feira para mostrar ao país a nossa indignação.
É importante a vossa presença.
Compareçam porque só assim poderemos ser ouvidos.


domingo, 4 de novembro de 2012

Convite de S. Martinho

Este ano é em Vilela mas seria muito bom, como nos outros anos, com a participação das gentes das três aldeias. Contamos consigo para a festa ser mais animada. Basta trazer bom vinho, geropia ou boa disposição.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Documento interessante

Nas suas mais recentes descobertas  a nossa seguidora Sandra descobriu um  documento, datado de 1897, em que nomeava o seu Bisavô João Bernardino depositário de uma caixa de correios em Vilela.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Bernardo Sá

Tio Bernardo

Helena, Bernardo, Céu e Almiro

Tio Bernardo na sua profissão de pedreiro
 
 
Sandra, na sequencia das fotografias enviadas colocamos no baú algumas fotos de família  que foram cedidas pela Srª Luisa Bonvalot.

domingo, 28 de outubro de 2012

Baú de recordações da Sandra

  
A nossa conterrânea Sandra  enviou-nos algumas fotagrafias do álbum da sua mãe para partilhar com todos os nossos seguidores.
 
ceifada em Vilela (identifico o Sr. Manuel Pinho)

Tio João Almiro
Avô Bernardo Sá com o cão Estoril, Senhor Bonvalot e outro amigo de Lisboa (penso eu)
  
Procissão em Vilela. Esta fotografia é muito antiga, mas não consegui identificar a data em que foi tirada, nem as pessoas que aparecem nela (talvez anos 30!!)


Fantasias de Carnaval cedidas pela Lu e que faziam as delícias dos mais novos e mais velhos na altura do Entrudo!

De frente para trás: Odete ou Alcina (filhas mais velhas da Tia Joaquina); Tia-Avó Odete; Srª Dª Genoveva?? (Mãe da Luísa do Condesso;); Prima Quinhas; a minha Avó Helena do Carmo e os dois senhores que não conseguimos identificar.

Fantasias de Carnaval cedidas pela Lu e que faziam as delícias dos mais novos e mais velhos na altura do Entrudo!

Avô Bernardo na sua mota
Desde já o nosso muito obrigado pelo seu contributo e ficamos a aguardar por mais.
Pedimos  a todos que conheçam as pessoas retratadas nas foos que nos  ajudem a identificar.

Serafim de Barros

Numa vida atrás das ovelhas, o pastor Serafim mantinha consigo o  pau de as encaminhar que servia de apoio suas andaças.
Ultimamente resignava as suas forças para um passeio curto, mesmo à porta de casa e daquele banco contemplava o quotidiano rural de Redial.
Fica a imagem de um homem de trabalho que passou a sua vida a encaminhar rebanhos.
 
Sr. Serafim com o seu canito
Esposa Belmira e o Ti Serafim

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

BLOGUE a que fim

Amigos leitores,
É com muito empenho que procuramos manter este blogue vivo.
Saudamos a crítica e preservamos o direito à opinião.
Porém nem sempre as pessoas compreendem quão complexo é gerir este simples pedaço de informação num lugar tão acessivel quanto sujeito à diversidade de apreciações.
Como sabem a nossa fonte deveria assentar essencialmente na vossa participação, algo que infelizmente acontece muito raras vezes.
Recorremos muitas vezes ao baú das fotografias recolhidas naquele  fim de semana de exposição de fotografias, onde tantas pessoas desta terra colaboraram para bom sucesso.
Pois se não fosse esse baú cuidadosamente pensado, por futurarmos a pouca participação dos leitores, já teriamos fechado este espaço.
Perdoem-nos as pequenas gralhas,  as vossas imagens, os momentos escolhidos, a forma de comunicar. Pensamos só em si enquanto leitor.
Nada pior neste mundo dinâmico, que um espaço morto... Onde as pessoas se tormam frequentadoras  de sitios virtuais, cada vez mais vorazes de notícias, insaciáveis de informação,  irascíveis na diferença, perdendo-se o mais importante, aquilo que nos motivou um dia. A amizade e a simpatia por todos vós nesta comunidade tão pequena.
Pretendiamos que este sítio fosse um elo de encontros e de recordações.
Não de confrontos e de desarmonia.
Precisamos do vosso ânimo, do vosso alento para que possamos continuar a permitir-vos a visita.
Para isso basta simplesmente compreender o nosso esforço, sorrir e participar sem magoas, com tolerância para quem escreve na caixa... porque nenhum de nós é profissional nestas coisas!
Os nossos respeitosos cumprimentos.