domingo, 3 de abril de 2011

3º Torneio Futsal Inter-Freguesias

Esta tarde decorreu o primeiro jogo do torneio inter freguesias  onde freguesia de Vilela do Tâmega defrontou a freguesia de Moreiras, tendo ganho a partida por 4-2.
Esteve uma bonita tarde e bastante público a puxar pela nossa equipa.

sábado, 2 de abril de 2011

Como os mordomos manuseavam o fogo

Jorge Carvalho e Manuel Salgado (festa de Redial)
Esta foto surpreende nos dias de hoje!
Reproduz a tradição que era dos mordomos manusearem o fogo de artificio para a festa e o hábito de as pessoas cuidarem a seu modo do lançamento do fogo.
Bem me lembro mesmo em Vilela os mordomos passavam com o fogo no meio do arraial, às vezes apinhado de gente. Os perigos que se corriam.
Sem pretendermos fazer reparos, até porque há data a mentalidade das gentes era esta, mas podemos bem reparar nos poucos cuidados que as pessoas tinham ao lidar com o fogo.
Foi também assim com esta ligeiresa que se deu  aquele grave acidente em Vilela em 1994, que todos nós recordamos.
Pela segurança de todos, ainda bem que as mentalidades foram mudando.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Fotos de gentes de Vilela

A Lina Valoura enviou-nos mais algumas fotos retiradas do seu baú de recordações.

Bárbara Barreira e alguns dos seus netos

Berta e Saudade Valoura

Casamento de Berta Valoura

Graça Valoura

Lina, Zé e Lurdes Valoura em cima do Curisco

Luis, Elisa Valoura e antónio Figueiredo

Saudade Valoura

terça-feira, 29 de março de 2011

Afinal Vilela tem um campeão nacional

O nosso conterrâneo Laurentino Xavier, quis partilhar alguns documentos que guarda com especial carinho e saudade. Muita gente não sabe desta sua façanha quando ele tinha 13 anos e participou no campeonato nacional de atletismo em Viseu.





domingo, 27 de março de 2011

A pequenina Iara

Hoje fomos supreendidos com uma notícia muito triste sobre a nossa pequenina IARA filha da Sandrina e do Nelson.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/crianca-em-risco-sem-remedio214506350

Menina transplantada com sucesso piora por falta de medicação

 Correio da Manhã - domingo 27 Março2011, pag.20


Foto da Iara  na pré-escola de Vilela
 A pequenina fez um transplante há bem pouco tempo e agora percebemos que precisa urgentemente de uma medicação que está em falta, pondo em risco a sua vida.

Infelizmente esta notícia demonstra o nosso Portugal no seu pior.
Neste momento dificil é preciso dar força à familia e  demonstrar a nossa indignação aos governantes e responsaveis do Serviço Nacional de Saúde para que estas situações não se repitam no futuro.
FORÇA IARA

sábado, 26 de março de 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Quem somos? Onde estamos? (Vânia Fernandes Morgado)

A nossa conterrânea aceitou o nosso desafio e enviou-nos a mensagem seguinte, desde já o nosso muito obrigado pela colaboração.

Com muito gosto aceitei o vosso desafio e como tal, mando algumas fotografias de Coimbra, Cidade onde estudo Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, no primeiro ano, ainda sou caloira por aqui mas já estou rendida aos encantos da melhor cidade académica do país.
Vivo, tal como a minha Vizinha Ana Alves, na Freguesia de Santo António dos Olivais, a maior freguesia de Coimbra, junto à Igreja dos Olivais, que embora seja bonita em nada se compara com a nossa.
É por Coimbra que ficarei nos próximos 5 anos até completar os estudos, por isso, partilho fotografias da Cidade do Mondego e de Zeca Afonso.


Vânia Fernandes Morgado.

Caloiros de Psicologia

Claustros da Faculdade de Psicologia e Ciências
 da Eduação da Universidade de Coimbra

Igreja dos Olivais

Quinta das Lágrimas D. Inês de Castro

Rio Mondego

Sé Velha onde os caloiros traçam a sua capa pela primeira vez

Torre A Cabra
Obrigado Vânia, ficamos á espera que outros seguidores do nosso blogue também respondam ao nosso desafio.