Esta tarde decorreu o primeiro jogo do torneio inter freguesias onde freguesia de Vilela do Tâmega defrontou a freguesia de Moreiras, tendo ganho a partida por 4-2.
Esteve uma bonita tarde e bastante público a puxar pela nossa equipa.
Bem vindo ao blogue da nossa freguesia! É com novidade que apresento uma ideia minha que não teria vindo se não tivesse conversado com os demais. Pois é isso mesmo! Juntos percebemos da necessidade de criar um espaço de participação cuja estrutura permite uma actualização rápida a partir de acréscimos de textos, comentários, imagens ou videos deixados pelos leitores interactivos que recordam com algum sabor nostálgico as gentes e os lugares das aldeias de Vilela do Tâmega, Redial e Moure.
domingo, 3 de abril de 2011
sábado, 2 de abril de 2011
Como os mordomos manuseavam o fogo
![]() |
| Jorge Carvalho e Manuel Salgado (festa de Redial) |
Reproduz a tradição que era dos mordomos manusearem o fogo de artificio para a festa e o hábito de as pessoas cuidarem a seu modo do lançamento do fogo.
Bem me lembro mesmo em Vilela os mordomos passavam com o fogo no meio do arraial, às vezes apinhado de gente. Os perigos que se corriam.
Sem pretendermos fazer reparos, até porque há data a mentalidade das gentes era esta, mas podemos bem reparar nos poucos cuidados que as pessoas tinham ao lidar com o fogo.
Foi também assim com esta ligeiresa que se deu aquele grave acidente em Vilela em 1994, que todos nós recordamos.
Pela segurança de todos, ainda bem que as mentalidades foram mudando.
Publicada por
vilela do tâmega
à(s)
13:51
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Etiquetas:
festa
quinta-feira, 31 de março de 2011
Fotos de gentes de Vilela
A Lina Valoura enviou-nos mais algumas fotos retiradas do seu baú de recordações.
![]() |
| Bárbara Barreira e alguns dos seus netos |
![]() |
| Berta e Saudade Valoura |
![]() |
| Casamento de Berta Valoura |
![]() |
| Graça Valoura |
![]() |
| Lina, Zé e Lurdes Valoura em cima do Curisco |
![]() |
| Luis, Elisa Valoura e antónio Figueiredo |
![]() |
| Saudade Valoura |
Publicada por
vilela do tâmega
à(s)
11:52
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Etiquetas:
gentes
terça-feira, 29 de março de 2011
Afinal Vilela tem um campeão nacional
O nosso conterrâneo Laurentino Xavier, quis partilhar alguns documentos que guarda com especial carinho e saudade. Muita gente não sabe desta sua façanha quando ele tinha 13 anos e participou no campeonato nacional de atletismo em Viseu.
domingo, 27 de março de 2011
A pequenina Iara
Hoje fomos supreendidos com uma notícia muito triste sobre a nossa pequenina IARA filha da Sandrina e do Nelson.
A pequenina fez um transplante há bem pouco tempo e agora percebemos que precisa urgentemente de uma medicação que está em falta, pondo em risco a sua vida.
Infelizmente esta notícia demonstra o nosso Portugal no seu pior.
Neste momento dificil é preciso dar força à familia e demonstrar a nossa indignação aos governantes e responsaveis do Serviço Nacional de Saúde para que estas situações não se repitam no futuro.
FORÇA IARA
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/crianca-em-risco-sem-remedio214506350
Menina transplantada com sucesso piora por falta de medicação![]() |
| Correio da Manhã - domingo 27 Março2011, pag.20 |
![]() |
| Foto da Iara na pré-escola de Vilela |
Infelizmente esta notícia demonstra o nosso Portugal no seu pior.
Neste momento dificil é preciso dar força à familia e demonstrar a nossa indignação aos governantes e responsaveis do Serviço Nacional de Saúde para que estas situações não se repitam no futuro.
FORÇA IARA
Etiquetas:
gentes
sábado, 26 de março de 2011
Passeio à serra da Estrela
Publicada por
vilela do tâmega
à(s)
20:02
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
| Reacções: |
Etiquetas:
viagens
quarta-feira, 23 de março de 2011
Quem somos? Onde estamos? (Vânia Fernandes Morgado)
A nossa conterrânea aceitou o nosso desafio e enviou-nos a mensagem seguinte, desde já o nosso muito obrigado pela colaboração.
Com muito gosto aceitei o vosso desafio e como tal, mando algumas fotografias de Coimbra, Cidade onde estudo Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, no primeiro ano, ainda sou caloira por aqui mas já estou rendida aos encantos da melhor cidade académica do país.
Vivo, tal como a minha Vizinha Ana Alves, na Freguesia de Santo António dos Olivais, a maior freguesia de Coimbra, junto à Igreja dos Olivais, que embora seja bonita em nada se compara com a nossa.
É por Coimbra que ficarei nos próximos 5 anos até completar os estudos, por isso, partilho fotografias da Cidade do Mondego e de Zeca Afonso.
Vânia Fernandes Morgado.
Obrigado Vânia, ficamos á espera que outros seguidores do nosso blogue também respondam ao nosso desafio.
Com muito gosto aceitei o vosso desafio e como tal, mando algumas fotografias de Coimbra, Cidade onde estudo Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, no primeiro ano, ainda sou caloira por aqui mas já estou rendida aos encantos da melhor cidade académica do país.
Vivo, tal como a minha Vizinha Ana Alves, na Freguesia de Santo António dos Olivais, a maior freguesia de Coimbra, junto à Igreja dos Olivais, que embora seja bonita em nada se compara com a nossa.
É por Coimbra que ficarei nos próximos 5 anos até completar os estudos, por isso, partilho fotografias da Cidade do Mondego e de Zeca Afonso.
Vânia Fernandes Morgado.
![]() |
| Caloiros de Psicologia |
| Claustros da Faculdade de Psicologia e Ciências da Eduação da Universidade de Coimbra |
![]() |
| Igreja dos Olivais |
| Quinta das Lágrimas D. Inês de Castro |
| Rio Mondego |
| Sé Velha onde os caloiros traçam a sua capa pela primeira vez |
![]() |
| Torre A Cabra |
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















