sábado, 28 de janeiro de 2012

Gentinha da catequese

Ajude-nos a completar o quadro
Madalena,Carlos Pires
Cristina, Vira e Sandra
Estrela, Nazaré, Mirá, Maria da Luz e Beta
..., ..., ..., padre Ladislau, Lisa, Lele, Luis Eduardo
..., Cândido, Luisa, ...,...,..., Vânia e Fatinha
Maria de Deus e Fátima

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Festa da Nossa Senhora da Assunção


O nosso seguidor Laurentino Xavier enviou-nos uma foto da festa de Vilela do Tâmega, em honra de Nossa Senhora da Assunção, onde se vê o Grupo Coral da Santa Cruz a prestar apoio à procissão.



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Grupo Coral da Santa Cruz

Mais uma preciosidade oferecida pela Vira
Grupo Coral nos anos 80
Vitor, Carlos Vasconcelos, Paula Magalhães, Tino, Zé  Sousa e João da Cunha
Zé Albano, Fátima Magalhães, Mirá e Eduarda
Vira, Leonor, Aida, Teresa
Carmo, Lurdes Fernandes, Ana Maria Cunha, Ana Maria e São

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Também vou participar"

Como sabem este blogue é dedicado a todos os que têm ligações ou afinidades a esta freguesia e que pretendam de uma forma mais ou menos ativa participar na construção das estórias que compõem o nosso sítio e que desta forma comum nos une como família, amigos, vizinhos ou conterrâneos.
Temos notado que a maior parte das pessoas que visitam este blogue são residentes fora da freguesia. Muitos deles mesmo residentes no estrangeiro! Pois são precisamente estes não residentes da freguesia que julgamos por comportamento natural sentirem maior saudade das gentes, nostalgia da terra e, muitas vezes esperarem por noticias novas ou melhor dizendo por mensagens novas.
Não é fácil a esta equipa arranjar material bastante, nem dinâmica que satisfaça as necessidades das gentes de hoje, para mais, quando têm um mundo na mão com apenas um clique. Bem desejaríamos ser mais dinâmicos, mas não é possível, até porque também temos todos nós, vidas para atender.
Era tão bom ver mais gente, residentes aqui ou fora a participar e a enviar material para que assim possamos todos comungar do mesmo espírito de convívio que nos leva a fazer a visita a este sítio.
Recordamos que temos mesmo muitas visitas! Muito mais do que o esperado!
Já repararam que a fotografia é poderosíssima! A fotografia de gente em grupo é muito mais! Muitas vezes o fato de a contemplarmos sós longe dos nossos antepassados e distantes dos nossos familiares dá-nos um horizonte distinto, mais aberto à interiorização pessoal. Isto aumenta o nosso grau de gostos e ideias em relação aos demais. Cremos ser difícil passar a mensagem. Mas também cremos ser maioritariamente atendível.
Pois bem gostaríamos desta vossa abertura para a participação.
Façamos este esforço e digam a vocês mesmo "também vou participar"... Mostre a sua família, os seus amigos, a sua terra, o seu lugar. A nossa também é a vossa. A vossa também é nossa. Este é o espírito.
Estamos certos que todos vocês terão fotografias guardadas, antigas ou recentes, onde está sempre alguém retratado aí ao seu lado ou no outro lado do mundo, mas, ainda que distantes, se mantêm ligados por este condão que é a nossa terra.
Devemos ultrapassar esta interdição social ou cultural implícita de nos apresentarmos aos outros, de abordar determinado assunto ou de adoptar determinado comportamento.

Participando… todos vamos ficar a ganhar.
Estamos cientes.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O brasão da Freguesia


Finalmente veio aprovado o brasão da freguesia, a bandeira e o selo branco!

A Junta de Freguesia propôs logo nos finais do ano de 2009 criar um brasão, que não é mais do que um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar a nossa freguesia mas, sobretudo que fosse também facilmente identificável pelas nossas gentes até porque ficará para sempre.

Como sabem é muito difícil conciliar as escolhas pessoais e as consuetudinárias com as opções técnicas e de rigor heráldico.

Ainda assim para que o nosso brasão fosse o mais completo possível, houve a preocupação de contemplar no brasão quatro elementos fundamentais:

 Elemento Natural: o rio Tâmega, que dá o nome à freguesia
 Elemento Religioso: coroa de Nª Sª da Assunção, a padroeira
 Elemento Económico: vaso resineiro, por ser uma extracção antiga e que permanece
 Elemento Histórico: luta fratricida entre os Absolutistas e os Miguelistas que foi travada na encosta de Redial

Daí os elementos desenhados

A faixa azul com burela em prata representando o rio; coroa representando a Nª Srª da Assunção; dois circulos com as cores dos Absolutistas de um lado e dos Miguelistas do outro; e por último o vaso resineiro.
 Depois de vários estudos, resultou do projecto inicial, cuja maqueta abaixo apresentamos e, segundo a análise da empresa especializada no ramo, entendia ser este o brasão heraldicamente correcto.

Porém este projecto seguiu em Janeiro de 2010 e não foi aprovado!
A comissão de heráldica aprovou um brasão em Outubro desse ano, com o seguinte parecer


Adiantando, ficaria assim


Não concordando de todo com a faixa azul, que nem sequer permitia a visualização do rio Tâmega, fonte do nome da nossa freguesia, a Junta de Freguesia sabendo dos entraves da comissão de heráldica à mudança do símbolo, veio propor que fosse acrescentada ao menos a burela em prata





Voltou  a vir o parecer em Janeiro de 2011 mantendo a decisão


Numa nova insistência em Maio de 2011 voltou a solicitar pelo menos a consagração da faixa azul com uma burela em prata para representar  o rio Tâmega, por considerar fundamental

Estranho foi quando em Novembro de 2011 veio uma nova decisão, a aceitar a introdução do solicitado mas, a mudar completamente o sentido da bandeira,agora esquartejada fixada em cores ouro e vermelho, quando antes tinha sido decidido azul.
Adiantando,




Por uma questão de custos, tempo de aprovação e de excesso de burocracia, foi aprovado este projecto da comissão  de heráldica em Assembleia de Freguesia em Dezembro de 2011.

Ficou também definido selo branco da freguesia


Proceder-se-á agora a finalização do procedimento com a publicação em Diario da República, que esperamos durante o mês de Janeiro ou mesmo de Fevereiro.
Ficamos aguardar!...



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sou do Chaves desde pequenino

Chico e Filipe
No auge do nosso Grupo Desportivo de Chaves a simpatia chegava aos mais pequenitos. Representar o Chaves fazia parte das partidas de futebol.
Depois do prémio obtido há 2 anos ao chegar à final da taça de Portugal,  o Desportivo de Chaves lá caminha pela 2ª divisão cada vez mais distante dos lugares de subida. São cada vez menos os adeptos. Cada vez menos a euforia. Guarda-se a esperança do Chaves voltar à glória de outros tempos.
E gritar bem alto " É de Chaves... É de Chaves..."

domingo, 8 de janeiro de 2012

Alegres Tradições cantam os Reis



O nosso grupo de cantares Alegres Tradições foi atuar hoje ao Lar de Santa Marta em Chaves.
Congratulamo-nos com a brilhante apresentação dos REIS cantados e os cerca de 40 minutos de espetaculo oferecido. Cientes estamos também que foi correspondida com uma carinhosa receção do público e das freirinhas deste lar de idosos. Estão todos de parabéns! Foram muito elogiados! Foi  uma bonita atuação deste grupo que deixou mais um carimbo da nossa terra.
Um bem haja ao seu esforço muitas vezes criticado e pouco reconhecido por nós próprios.
Abraço a todos e bom ano 2012.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Festa de passagem de ano

Aqui ficam algumas fotos da festa de passagem de ano.